Todos os dias uma postagem com conteúdos relevantes como dicas e receitas, especialmente selecionados para você viver de forma saudável com o diabetes...
Você sabia que o diabetes é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia? Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 14 milhões de portadores da doença e cerca de 500 novos casos são diagnosticados por dia. 90% deles são do tipo 2, ocasionado principalmente por maus hábitos alimentares, excesso de peso, sedentarismo etc.
Se você tem diabetes, é importante conhecer a doença e aprender a controlá-la para evitar complicações. Pacientes diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral do que uma pessoa que não tenha a doença[1].
Da mesma forma, 65% dos pacientes estão em risco de ter ou já têm algum grau de disfunção renal, condição que triplica o risco de eventos cardiovasculares[2]. As consequências do diabetes incluem ainda disfunção sexual, alterações oculares como retinopatia e risco de cegueira e, ainda, problemas de circulação nos membros inferiores.
Uma das formas mais eficazes de controlar o diabetes é verificar com frequência as taxas de glicose com a ajuda de um glicosímetro (aparelho que mede os níveis de açúcar a partir de uma gotinha de sangue). Com isso, você pode ver o aumento ou diminuição desses níveis e, assim, tomar as atitudes necessárias para a sua normalização. Infelizmente, muitos pacientes ainda não têm esse hábito. Estima-se que somente 74% dos pacientes tipo 1 e 38,5% dos pacientes tipo 2 sejam usuários de medidor de glicemia[3].
A escolha do medidor de glicose adequado é fundamental para um monitoramento com precisão e rapidez, por isso, a dica do Mais Equilíbrio é o OneTouch®, que, com apenas uma gota de sangue é capaz de mostrar os resultados do exame em cinco segundos.
Com memória para 500 medições, o medidor OneTouch® UltraMini mostra a data e hora, é discreto e cabe no bolso. Vale lembrar que só o médico deve indicar qual a frequência diária de monitoramento dos níveis de açúcar no sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, as medições devem ser feitas frequentemente, e em horários diferentes: antes do desjejum e duas horas após as refeições.
Confira quatro dicas que para o controle efetivo do diabetes:
Checar: Verificando regularmente o nível de glicose
Controlar: Controlando o diabetes
Consumir: Alimentando-se com comida saudável
Cuidar: Cuidando do corpo e da mente
Para saber mais sobre os produtos OneTouch®, acesse o site: http://www.onetouchla.com/br
Por Thamirys Teixeira
__________________________________________
[1] Kaul S, Bolger AF, Herrington D, et al: Thiazolidinedione drugs and cardiovascular risks: a science advisory from the American Heart Association and American College of Cardiology Foundation. Circulation 2010; 121: 1868-77.
[2] International Diabetes Federation, Internacional Society of Nephrology: Diabetes and kidney disease. time to act. Brussels, 2003.
[3] Chan, J.C. N. Op cit
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são bem vindos, moderados e aceitos... Ou não...